Meio ambiente
Uma palestra sobre os benefícios da arborização foi realizada na sede da Associação dos Moradores do Jardim Damasceno, na região norte de São Paulo. A palestra, intitulada “Árvore: um Ser Vivo” e ministrada pela bióloga Edna Antonia da Silva, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, expôs as inúmeras vantagens do plantio e manutenção de árvores para a saúde e o bem-estar humanos.
Edna buscou focar os vegetais enquanto seres vivos e, portanto, merecedores de um tratamento especial. “Esses dias eu estava andando por um bairro em que todas as árvores estavam pintadas, igual aos postes, como se fossem objetos”, observou. Esse tipo de tratamento promove uma visão utilitarista das árvores e das plantas no ambiente urbano, transformando-as em obstáculo a ser removido ou reduzindo-as unicamente à sua função estética.
A palestrante explicou que a importância dos ambientes arborizados vai além daquilo que é ensinado na escola: “Por que precisamos das árvores? Só pela fotossíntese? Não. Só pela beleza? Também não”, disse. Segundo Edna, as árvores retém a poeira em suas copas, atenuam a poluição sonora, servem como quebra-ventos, diminuem a temperatura ambiente em até 10⁰C e, além disso, valorizam a região onde foram plantadas.
Discutiram-se também os cuidados que devem ser tomados quando da escolha do local para o plantio, a fim de que a árvore possa extrair da terra os nutrientes necessários para seu crescimento e de que as estruturas próximas não sejam danificadas por raízes ou galhos. O tema tem grande importância para os moradores do bairro, cujas calçadas estreitas e íngremes dificultam o plantio.
Ao fim da palestra, o biólogo e educador ambiental Edmarques Zanotti falou sobre a experiência da criação do Parque Linear na Brasilândia, próximo ao local onde ocorreu o encontro, que contribuiu para a rearborização da região e evitou o assoreamento do córrego. Participaram do evento moradores de Jardim Damasceno e ACSs da UBS Silmarya, dentre eles Ana Paula
Baltazar e Edlaine Pereira de Araújo, educadoras do Projeto Saci. Os assuntos apresentados e discutidos têm uma forte ligação com o escopo deste projeto, que visa transformar crianças e adolescentes em agentes ambientais mirins através de capacitações em meio ambiente e saúde.
Idealização: Assoc. de Moradores dos moradores da zn. e adj.
Local do evento: Assoc. de Moradores dos moradores da zn. e adj.
Colaboração: DGD Norte I/Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Assoc. de Moradores do Jd. Damasceno .
UBS Sylmaria Jardim carombe Projeto: S.A.C.I
Bica na serra da cantareira
E feito limpeza diariamente por nois da Associação devido o uso dos visitantes e o abandono pelos os responsavel pela mesma.